COMO FUNCIONA?
Como é que os peptídeos de colágeno conseguem garantir todos os itens acima? Para entender melhor o colágeno e como podemos colher os seus benefícios, temos de examinar ao microscópio como uma molécula.
O colágeno natural é composto pela cadeias que contêm cerca de 1000 aminoácidos cada uma. Estas cadeias enroscam-se como uma espiral para formar uma tripla hélice (19). Essa estrutura sólida é o que torna o colágeno uma proteína forte, segura e flexível (19).
O corpo produz colágeno naturalmente, mas com o tempo, o nosso metabolismo fica cansado e a produção de colágeno começa a diminuir. Quando pensamos no envelhecimento da pele, normalmente achamos que isso acontece mais tarde na vida. No entanto, o processo começa muito mais cedo do que pensamos, por volta dos 20 anos de idade (2,21).
Após os 45 anos, as mudanças na nossa pele aceleram. Um estudo descobriu que nos primeiros 15-18 anos após a menopausa, o colágeno da pele começa a diminuir 2,1% ao ano, enquanto a espessura da pele pode diminuir a uma taxa média de 1,13% ao ano (28).
O envelhecimento da pele, no nosso rosto, é causado pela redução da elasticidade da pele. Pensa-se que a elasticidade da pele diminui 0,55% ao ano durante os nossos cinquenta (30), o que resulta na deterioração da qualidade da pele e no aumento das rugas.