SINAIS DE UM INTESTINO DESEQUILIBRADO
STRESS
O stress é amplamente conhecido por ter um impacto negativo sobre as bactérias intestinais (1). Um estudo que se centrou em estudantes universitários descobriu que, à medida que os seus níveis de stress aumentavam ao longo do semestre, certas bactérias intestinais promotoras de saúde diminuíam (2). Isto acontece porque as células imunológicas funcionam como mensageiros que transmitem stress psicológico ao intestino (3) e a inflamação intensificada que o stress desencadeia estimula as bactérias patogénicas. Como o nome sugere, esses não são os bons rapazes e podem causar o que é conhecido como disbiose (microflora danificada ou prejudicada) que afeta a barreira intestinal (4).
O intestino e o cérebro comunicam constantemente através de algo chamado eixo intestino-cérebro (5). Se pensar em como o seu estômago pode doer sempre que se sente nervoso ou ansioso com alguma coisa - esse é um exemplo clássico de como as emoções e o stress podem afetar a motilidade intestinal.
SONO
Esta conexão ativa do microbioma cérebro-intestino também pode influenciar a qualidade do sono. Um estudo descobriu que a diversidade do microbioma foi positivamente correlacionada com o aumento da eficiência do sono e do tempo total de sono, mas foi negativamente correlacionada com o acordar após o início do sono (6).
HUMOR
Os distúrbios digestivos, como a síndrome do intestino irritável, são uma resposta comum à microflora intestinal diversa e de baixa qualidade (7) e, por meio do eixo intestino-cérebro, estas condições podem afetar negativamente o humor (8). Além disso, mais de 90% da principal hormona estabilizadora do humor, a serotonina, no corpo humano é produzida no intestino, portanto, é concebível que a serotonina segregada pela microflora intestinal possa influenciar o nível de serotonina no nosso cérebro e, então, afetar o comportamento e o humor (9). As bactérias boas nos nossos intestinos também são conhecidas pela produção de algumas substâncias benéficas que podem exercer um efeito direto semelhante a um antidepressivo (10).
SAÚDE DA PELE
Problemas de saúde da pele podem ser um sinal de mau funcionamento do intestino. Quando ocorre inflamação no intestino como resultado de uma dieta inadequada, isso pode causar a perda de certas proteínas que causam irritações na pele (11).
UM LUGAR PARA OS PROBIÓTICOS
Embora possamos realizar mudanças no estilo de vida para diminuir o impacto dos distúrbios no funcionamento intestinal, os probióticos também podem desempenhar um papel importante no apoio da microflora intestinal e no funcionamento saudável dos nossos intestinos (12). Esta estratégia dupla é uma forma positiva de ajudar a melhorar o funcionamento intestinal e criar um microbioma saudável e diversificado.